Elo com a verdade: uso de contraste iodado em Tomografia Computadorizada

Há muitas dúvidas sobre o uso do contraste em exames de imagem, não só entre os pacientes, mas também entre os profissionais de saúde. Um dos motivos é que há vários tipos de contraste e eles estão em constante evolução. Os contrastes são fundamentais em algumas indicações clínicas pois realçam tecidos, vasos e lesões, propiciando um aumento significativo da acurácia dos exames.

 

O contraste utilizado na tomografia é a base de iodo. Ele pode ser utilizado tanto em injeção endovenosa (diretamente na veia) quanto via oral (por boca ou orifícios). É eliminado principalmente pela urina, sendo portanto, filtrado pelos rins. Essa, é uma das indicações de se estudar a função renal do paciente antes de utilizá-lo. A utilização de iodo é segura, vide que nos alimentamos com sal iodado.

 

Já na ressonância magnética, o contraste paramagnético é à base de gadolínio – substância diferente, porém com o mesmo objetivo de aprimoramento de diagnóstico que o contraste iodado.

 

A equipe de Elo Imagem acompanha o paciente em todas as fases do exame promovendo segurança e sanando qualquer dúvida e ansiedade.

 

Dr Fernando Taliberti CRM MG-71.533

Médico radiologista da Elo Imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *