Dacriocistografia por Tomografia Computadorizada

A Dacriocistografia por Tomografia Computadorizada é um exame que permite a visualização dos ductos lacrimais, que são canais que permitem a drenagem da lágrima produzida nos olhos até a cavidade do nariz. Para isso, é colocado um minúsculo tubo no interior dos canais lacrimais e injetado um meio de contraste para opacificação dos trajetos dos ductos. Assim, é possível verificar a presença de obstruções, estreitamentos ou tumores.

 

Com estes resultados, os oftalmologistas podem avaliar melhor o tratamento a ser proposto ao paciente, propondo até mesmo uma cirurgia menos invasiva. Além disso, o exame também permite analisar a anatomia após um determinado procedimento terapêutico.

 

Apesar de sentir algum desconforto pela manipulação de áreas sensíveis como os olhos, o exame é indolor e rápido. Após a injeção do meio de contraste dentro dos ductos, o paciente realiza uma Tomografia Computadorizada de alta resolução da face. As imagens geradas podem ser reformatadas, de tal forma a permitir imagens multiplanares e em 3D.

 

O exame não causa efeitos colaterais e não há necessidade de recuperação anestésica, uma vez que o procedimento é feito sem sedação ou intervenção cirúrgica.

 

 

Dr Túlio Augusto Alves Macedo – CRM: MG-36237

Médico Radiologista da Elo Imagem

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *