Enterografia por Tomografia Computadorizada (Entero-TC)

A Enterografia por Tomografia Computadorizada (TC) é um exame de imagem que usa a TC e um material de meio de contraste para visualizar o intestino delgado. O procedimento permite identificar fatores causais de algumas doenças intestinais, tais como: complicações da doença de Crohn, alguns tumores e sangramentos intestinais e processos obstrutivos.

 

No passado, utilizava-se o equipamento convencional de Raios X, com séries radiográficas após a ingestão do meio de contraste, mas não era possível identificar a espessura da parede das alças e a acurácia do exame era muito menor.

 

A Enterotomografia por TC é um exame rápido e indolor. Apesar de não oferecer riscos maiores, ele não é indicado para grávidas, uma vez que utiliza radiação ionizante como qualquer Tomografia Computadorizada. Além disso, não é indicado nos pacientes com insuficiência renal por utilizar meio de contraste iodado intravenoso.

 

O exame é realizado 1 hora após a ingestão de aproximadamente 1500ml de líquido com solução hipertônica de um meio de contraste oferecido na clínica. Esta solução é muito segura e muito bem tolerada pelos pacientes.

 

Este líquido é capaz de distender as alças intestinais, permitindo ao radiologista visualizar imagens de alta resolução das paredes intestinais, demonstrando, inclusive, se existem aderências entre as alças, comunicação anômala, tumores e a atividade de uma doença de Crohn.

 

O exame não causa efeitos colaterais e não há necessidade de recuperação anestésica, uma vez que o procedimento é feito sem sedação ou intervenção cirúrgica.

 

 

 

Dr Túlio Augusto Alves Macedo – CRM: MG-36237

Médico Radiologista da Elo Imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *