Elo com a verdade: Ressonância Multiparamétrica de Próstata

Entenda com o exame pode auxiliar no diagnóstico do câncer de próstata

 

O câncer de próstata é a neoplasia maligna em órgão sólido mais prevalente nos homens, especialmente acima de 50 anos. A prevenção se baseia em consultas ao urologista, com exame físico e sanguíneo (toque retal e PSA).

 

Os pacientes que apresentam alteração nesse rastreio, são submetidos a exames adicionais, destacando-se a biópsia de próstata guiada por ultrassom. A biópsia prostática é realizada com anestesia local, bem tolerada pelo paciente e sem necessidade de internação hospitalar.

 

O estudo por ressonância magnética multiparamétrica (mp-RM) começou a ser utilizado para avaliação da próstata na década de 2000 e vem evoluindo para se tornar o pilar fundamental no diagnóstico e avaliação da próstata. A ressonância é capaz de identificar grande parte dos tumores prostáticos e auxilia o médico oncologista/urologista no planejamento e escolha das melhores opções de tratamento. Para realização de biópsias guiadas por ultrassom, o exame é muito importante para melhor identificação das áreas suspeitas

 

Dr Fernando Taliberti CRM MG-71.533
Médico radiologista da Elo Imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *