Elo com a verdade: Entenda sobre a colonoscopia virtual

Entenda sobre a colonoscopia virtual
Exame que permite a detecção não-invasiva de pólipos no intestino grosso

 

  O câncer colorretal (CCR) é um dos tumores malignos de maior frequência no mundo ocidental. Nos Estados Unidos, constitui a segunda causa de morte por câncer, com mais de 135 mil casos novos e 50 mil vítimas fatais por ano.

 

  A maior parte das neoplasias colorretais origina-se de alguns tipos de pólipos, chamados adenomatosos, razão pela qual sua identificação e remoção precoces são fundamentais para reduzir a incidência da doença e a mortalidade por essa causa.

 

  O rastreamento de pólipos e do câncer do intestino grosso pode ser realizado pela pesquisa de sangue oculto nas fezes e pela colonoscopia.

 

  Existem dois tipos de colonoscopia: a convencional e a virtual. A colonoscopia convencional é mais invasiva e rotineiramente exige sedação do paciente para diminuir o desconforto.

 

  A colonoscopia virtual usa imagens obtidas por tomografia computadorizada para rastrear os pólipos, lesões que antecedem o câncer. É, portanto, uma técnica de diagnóstico por imagem não-invasiva.

 

  Este método oferece excelente qualidade de imagens que se assemelham às do procedimento convencional. Sua sensibilidade para identificar pólipos com dimensões iguais ou superiores a 10 mm é superior a 90%.

 

Dr Túlio Augusto Alves Macedo – CRM: MG-36237
Médico Radiologista da Elo Imagem

4 respostas para “Elo com a verdade: Entenda sobre a colonoscopia virtual”

    1. Olá, Maria, bom dia! Assim como na colonoscopia convencional, a colonoscopia virtual exige um preparo no dia anterior. Ao agendar, nossa equipe irá repassar todas as informações e orientações necessárias. Entre em contato conosco pelo (34) 3257-0707

    1. Olá, bom dia! Nossa clínica realiza apenas o procedimento de colonoscopia virtual. Você pode fazer um orçamento conosco para este procedimento! Entre em contato pelo (34) 3257-0707

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *