Elo com a verdade: Dor na coluna

Leia mais sobre a dor na coluna e quais exames de imagem podem auxiliar no diagnóstico

 

A coluna vertebral é uma estrutura anatômica de sustentação corporal que pode sofrer alterações degenerativas durante a vida. Tais alterações podem começar ainda cedo, na segunda década de vida, e progridem, sendo encontradas na maioria dos indivíduos após os cinquenta anos de idade, acometendo principalmente segmento cervical e lombar.

 

A consequência do envelhecimento é a dor localizada, que permanece como importante causa de incapacidade funcional em ambos os sexos. Com a progressão das alterações, pode-se ter sintomas irradiados, quando o paciente sente formigamento e dor nos braços e/ou pernas.

 

As causas de alguns indivíduos apresentarem alterações precocemente ou com progressão mais rápida ainda são incertas. A relação com fatores como desvios do eixo vertebral, sobrepeso, hábitos de vida e fatores genéticos, entretanto, são bem estabelecidos. A Tomografia Computadorizada é um ótimo método para avaliação óssea dos corpos vertebrais e a Ressonância Magnética traz informações adicionais sobre a hidratação dos discos intervertebrais e doenças da medula.

 

 

Dr Fernando Taliberti CRM MG-71.533

 

Médico radiologista da Elo Imagem

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *