Elo com a verdade: Câncer de Reto

O câncer do reto é um tipo de tumor que surge frequentemente a partir de um pólipo – um tipo de verruga na parede interna do órgão. Este tumor surge a partir de células alteradas, que crescem descontroladamente, invadindo camadas do próprio reto, musculatura do ânus ou órgãos a distância. O problema é que muitas vezes este tumor se desenvolve sem causar qualquer sintoma nas fases iniciais.

O tratamento da doença depende muito do estádio da doença. Quanto mais cedo a doença é diagnosticada, maiores as chances de cura. As lesões mais profundas e avançadas exigem tratamento mais complexo. As vezes são necessárias cirurgias maiores, a radioterapia e a quimioterapia. Portanto, a conduta terapêutica depende muito do estadiamento da doença.

A ressonância magnética é melhor método de  imagem para o estadiamento do câncer do reto. Com ela, o médico solicitante pode saber exatamente onde está a lesão, o seu tamanho, a distância de outros órgãos, a extensão da lesão e até mesmo o acometimento de outros órgãos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *